FERTILIZANTES NA HIDROSSEMEADURA

É fundamental a aplicação de NPK + micronutriente + M.O. As dosagens devem ser conforme análise química e física do solo. O equilíbrio de nutrientes é um conceito vital em fertilidade do solo. O exemplo do Quadro 1. Mostra como aplicação de potássio em solo com baixa fertilidade deste nutriente, foi importante para resposta da braquiaria decumbens ao nitrogênio. Quando o potássio não foi aplicado, não houve respostas ao nitrogênio (Carvalho et al, 1991). Quadro -1: Efeito da adubação com nitrogênio e potássio sobre a produção de matéria seca de Brachiaria decumbens Staf (soma de três cortes).

[Clique na imagem para ampliar]

Outro fator importante é a disponibilidade de fósforo no solo está diretamente relacionado com o teor de argila, ou seja, quanto maior o teor de argila no solo, maior quantidade de fósforo a ser aplicado pra que tenha maior disponibilidade para planta. Dessa maneira no Quadro 2. Demonstração - quanto menor o valor de P-disponível, de forma análoga à presença de maiores teores de argila, maior a capacidade do solo promover a fixação de fosfatados – maior capacidade tampão. Quadro -2: Classes de classificação da disponibilidade para fósforo de acordo com o teor de argila do solo.

[Clique na imagem para ampliar]

Conforme o quadro acima se verifica a importância da análise textural para a fertilização fosfatada. A fertilização deve ser aplicada em etapas, no plantio e por cobertura após a germinação.